N95 e seu Mac OS X

6 09 2007

por Marcelo França
mac.jpg
A primeira impressão, para quem tem um Mac OS X, é que não há suporte algum para o N95, uma vez que, quando conectado o N95 no Mac, nada acontece. Mesmo assim, ainda é possível transferir arquivos entre eles através do Bluetooth.

O primeiro software que é encontrado na Internet, para suprir essa falta de conectividade, é o “iSync”. Esse software é bem simples de utilizar e sincroniza os programas “Agenda” e “iCal” com o seu N95, ou seja, somente seus contatos e seu calendário.

Site do iSync: http://europe.nokia.com/link?cid=PLAIN_TEXT_159883

Nesse momento, já tinha me dado por satisfeito, pois poder gerir meus contatos e meu calendário no computador já era um grande avanço. Mas tem mais…

No entanto, encontrei um software no site da Nokia Europe, chamado “Nokia Multimedia Transfer” para sincronizar o “iPhoto” e, acreditem, o “iTunes”.

Site do Nokia Multimedia Transfer: http://europe.nokia.com/A4423135

Logo no início da instalação, uma surpresa bem agradável, é perguntado se gostaria de conectar seu N95 via Bluetooth ou via USB. Eu escolhi o Bluetooth, mas logo depois optei por usar o cabo USB, o que se deu de forma muito simples, ou seja, desliguei o Bluetooth do aparelho e liguei ele na USB.

obs: A única desvantagem da ligação via Bluetooth é a velocidade de transmissão, que atinge no máximo 100kbps, enquanto via USB atinge elevados 600Kbps. O que é sensivelmente significativo quando está sincronizando algumas dezenas de músicas, fotos e vídeos.

Como funciona o Nokia Multimedia Transfer

Eu admito que tive um pouco de dificuldade para decifrar como esse software funcionava, e acredito que irei ajudá-los a não terem as mesmas dúvidas. Caso contrário, assista o vídeo altamente explicativo no site http://europe.nokia.com/A4423140. (em inglês)

Depois que o software é instalado, ele cria uma pasta nominada com o “nome do telefone”, tanto no “iPhoto” quanto no “iTunes“, no meu caso a pasta chama-se Marcelo’s Nokia.

imagem1.png imagem4.png

Nesse ponto é que eu travei, porque não basta somente arrastar as fotos ou as músicas para essas pastas (pode tentar que não irá conseguir), é necessário que seja criado, dentro dessas pastas “Albuns” e “Playlists”, respectivamente no “iPhoto” e no “iTunes”. Somente após esse passo é que conseguirá arrastar suas músicas, suas fotos e seus vídeos para as novas pastas criadas.

Depois que realizar esse processo, basta sincronizar, clicando em “Start Transfers”, dentro do menu do “Nokia Multimedia Transfer” que irá aparecer na sua barra superior.

imagem51.png

Após o início do sincronismo, nesse mesmo local é mostrado a taxa de transferência, o arquivo transferido e quanto falta para terminar.


Ações

Information

4 responses

7 11 2007
Caetano Vilela

excelente esta dica! Obrigado

26 11 2007
Ricardo Degani

Bom .. isso é bem bacana , mas ja tinha conseguido fazer tudo isso apezar de ter um pouco de dificuldade no inicio tb, mas que esta mais dificil para mim e fazer a atualizaçao do filmwere do n95 para uma versao 12. alguma coisa que dizem que melhora muitas coisas no aparelho . se souber como eu faço isso via mac ja me ajudaria muito.. obrigado

28 07 2008
Gislei Lopes

Simplemente, adorei sua dica e informações estão otimas,
estou ainda mais feliz pela compra do Meu N95 8GB,
Estou ainda lendo o Manual pra apreender tudo

AbraçosGis

19 03 2009
Vanessa

Consegui fazer a sincronização das minhas fotos do n95 com o iphoto, mas o itunes não vai de jeito nenhum.
Poderia me ajudar?
Obrigada.

Deixe uma resposta

